• Rodas Culturais: a apropriação do espaço público na Zona Norte e Baixada Fluminense do Rio de Janeiro através do rap. retornar à pesquisa
  • Autor Davi Batista Chagas
  • Ano 2023/2
  • Localização -22.756093, -43.4543069
  • Coorientador Reginaldo Braga Junior
  • Resumo

    Este Trabalho Final de Graduação busca apresentar, registrar e criar formas de intervir nos eventos conhecidos como Rodas Culturais, que ocorrem em todo o estado do Rio de Janeiro. Esses eventos ocupam espaços públicos das cidades com batalhas de rima, exposições de arte, dentre outras expressões artísticas e culturais, resultante de uma população periférica e negra. Assim, realiza-se uma breve narrativa historiográfica sobre o desenvolvimento do rap no estado do Rio de Janeiro, além de um levantamento dessas manifestações na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Depois, apresenta a análise de estudos de caso na Baixada Fluminense e na Zona Norte do Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, consegue-se entender as especificidades desses eventos e a importância da comunidade local para sua realização e desenvolvimento. Com isso, procurou-se uma forma de dialogar de forma crítica e criativa com a produção desses eventos, a partir de um olhar vindo dos campos da arquitetura e do urbanismo. A partir de um aparato de referências projetuais não hegemônicas e de técnicas de leitura do lugar, oferecemos como produto final uma cartilha que, além de realizar um registro de como esse importante patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro acontece, oferece instruções para organizadores da roda e o público em geral. Além disso, apresenta experimentações projetuais a partir dos elementos identificados como componentes das rodas, de modo que funcione para mais de um evento.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.