• Autor Richard Mateus de Maman Ribeiro
  • Ano 2017/1
  • Coorientador Niuxa Dias Drago
  • Resumo

    O objetivo geral deste projeto é fazer uma interação urbana num dos galpões atualmente existente no Píer Oscar Weinschenck, o Píer Mauá, visando trazer mais uso e movimento na região, que está atualmente em evidência, já sendo um cenário disputado pelos eventos mais badalados da cidade do Rio de Janeiro. O projeto terá dupla função, com enfoque voltado para o entretenimento e para a vida coletiva urbana. A principal destinação será a construção, numa das extremidades do galpão, de uma boate com capacidade para 5.000 pessoas, contendo 2 pistas de dança, atividade esta que ainda não está contemplada no Boulevard de forma específica. O que se tem hoje se limita a simples galpões que são locados para grandes festas e eventos, que não oferecem estrutura totalmente compatível para grandes eventos musicais. No centro do projeto será aberto um eixo, visando privilegiar o visual da enseada, assim como outras aberturas que estão destinadas à fachada que recebeu o grafite do artista Kobra, visando o mesmo fim. O eixo também proporcionará uma maior permeabilidade para o pedestre, servindo de extensão para o Boulevard. Ali se realizarão diversas atividades artísticas e esportivas. No outro extremo o projeto mantém o uso atual para o galpão, deixando a área livre para futuramente receber algum novo projeto, possivelmente algum edifício corporativo, que surgirá já dentro da nova identidade criada. O projeto envolve questões de conforto ambiental, acústico, e sua implantação em uma cidade de grande porte e focada no turismo nacional e internacional. Além disso, a construção de tal edificação tem como objetivo impulsionar o setor e contribuir para a consolidação do circuito de lazer noturno e entretenimento noturno da cidade. Levando em consideração a efemeridade e o dinamismo deste tipo de empreendimento, busca-se, através da arquitetura, solucionar problemas técnicos referentes à acústica, procurando também atender aos anseios e desejos de seus frequentadores, criando espaços de convívio e proporcionando diferentes sensações. 1. Justificativa Falta espaço prontos e próprios para grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro 2. Parâmetros para o Projeto - Relevância Arquitetônica - O projeto envolve questões arquitetônicas e urbanísticas relevantes, tais como: iluminação, acústica, ventilação, design de interiores, estudos urbanísticos, e ainda, todas as outras complexidades envolvidas em um projeto de Arquitetura. - A Arquitetura e os Problemas Inerentes e Técnicos - a articulação dos espaços internos, flexibilidade dos ambientes, criação de ambientes de convivência e as questões técnicas – acústica, ventilação e iluminação. - Arquitetura Efêmera - Tradicionalmente Casas Noturnas apresentam um tempo de vida útil bastante restrito, nãosó em cidade médias, mas também, em grandes capitais. Para amenizar isso e garantir um maior tempo de utilização do empreendimento, é necessário que o projeto, desde o inicio, preveja alteração na configuração, tanto externa quanto interna. - Flexibilidade - Empregada pela arquitetura moderna, a técnica da “planta livre” permite a flexibilidade dos espaços. Um determinado ambiente pode ser utilizado para diversas finalidades. Essa técnica possibilita que a casa seja utilizada não apenas para festividades abertas ao público em geral, mas também que seja alugada para eventos particulares com um porte reduzido. Além disso, permite também, que em um mesmo evento possa utilizar ambientes diferentes com categorias diversificadas de estilos musicais - Acústica - A questão acústica recebe grande destaque entre os diversos problemas encontrados em projetos de Casas Noturnas. O som e os níveis de intensidade sonora estão diretamente ligados à função social do empreendimento e são protagonistas de discussões relativas à poluição sonora produzida. É de extrema importância que o som se concentre dentro do recinto em um projeto de Casa Noturna, para que assim a menor quantidade possível de som consiga chegar até as áreas externas, e para que também dentro dos ambientes o som se propague de forma a garantir sua inteligibilidade. - Ventilação - Assim como a acústica, a questão da ventilação também é relevante, principalmente por esses dois itens se relacionarem, pois há interferência direta entre eles. Para garantir boas condições de ventilação natural é necessário que o projeto preveja aberturas que garantam a circulação do ar. No entanto, nesse tipo de empreendimento, também é necessário garantir que o som não ultrapasse os limites da edificação. Sabendo-se que as ondas sonoras propagam-se pelo ar, chega-se a um impasse entre a ventilação natural e a acústica. Por isso nesse projeto optou-se por ventilação totalmente mecânica através da instalação de aparelhos de ar condicionado. - Iluminação - Na elaboração do projeto foi levado em consideração a iluminação funcional e a ambiente, e também a estética, sendo esta ultima considerada um diferencial do projeto, sendo capaz de humanizar os ambientes, transmitindo aos usuários sensações diferenciadas de acordo com as intenções projetuais. - Controle de Incêndio – no projeto estão sendo previstos todos os equipamentos e sistemas constantes da legislação do município. - Partido Arquitetônico - O projeto buscou principalmente a apropriação da regularidade do terreno a seu favor, preservando assim a vista para o mar e garantindo a horizontalidade da edificação na fachada voltada para a Avenida. - Implantação - Devido ao partido arquitetônico adotado, foi possível haver uma setorização entre áreas de danceteria (azul) e restaurante (vermelho). A utilização dos dois volumes sobrepostos o que permite ao usuário circular por todo o estabelecimento, ou seja, se a pessoa está no restaurante e quer prolongar a noite e ir pra danceteria, ela não precisa sair da edificação pra depois voltar, pelo terraço ela tem acesso direto à pista de dança. Ou mesmo se ela está no restaurante e quer ver como está o movimento externo, ela pode fazer isso também através do terraço. Estacionamento... Carga e descarga... Praca Central... - O Projeto Arquitetônico- As plantas - de cotas, estrutural e layout - os cortes e as fachadas estão presentes nos complementos e são de extrema importância para o entendimento do projeto. Sendo composto por dois grandes blocos, o projeto é evidenciado pela volumetria e materialidade do conjunto. Eles se relacionam internamente através de áreas de circulação horizontais e verticais, a diferenciação entre os blocos é percebida pelos desníveis utilizados no projeto e pela materialidade, buscando dar um movimento no bloco da danceteria, o segundo pavimento foi “girado” em 30 graus, ou seja, internamente manteve-se a estrutura, e a área de circulação ao redor é que foi propriamente girada. A estrutura utilizada no projeto é feita em concreto armado nas áreas correspondentes ao restaurante é utilizado o sistema de estrutura convencional.


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