• Autor Pamela Batista Coupey Alves
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.851949, -43.261965
  • Resumo

    O parque linear de Ramos consiste em um projeto de áreas públicas (áreas verdes, calçadões e praças) ao longo da linha do trem a partir da crítica ao traçado atual do BRT, que eliminou ou reduziu as poucas praças existentes no bairro. Para a criação dessas áreas públicas, é necessária a realização das seguintes transformações do cenário urbano: demolição do viaduto São Cosme e Damião, travessia/passagens subterrâneas para pedestres, ciclistas e veículos, a fim de integrar os dois lados do parque com mais qualidade e dar acessibilidade, redução da área da ferrovia para ceder uma parte da área inutilizada da ferrovia para a cidade e inserir o parque, elevado do BRT sobre o tem (camadas sobrepostas ao invés de camadas justapostas), pedestrianização com traffic calm e algumas ruas fechadas para a construção de praças e passagens. Criação de duas estações intermodais (BRT+trem) na extensão do parque (na praça esportiva e na praça próxima ao morro) para organizar o espaço em vez de deixar duas estações, uma de BRT e outra de trem, muito próximas, ocupando espaços redundantes.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.