• Caminho Imperial: uma extensão da Quinta da Boa Vista como garantia à expressão de cultura e lazer retornar à pesquisa
  • Autor Vinícius Rebouças do Nascimento
  • Ano 2023/1
  • Localização -22.90168, -43.225597
  • Resumo

    O bairro de São Cristóvão, situado na Zona Central do Rio de Janeiro, possui muitas áreas vazias e galpões abandonados, ao mesmo tempo que tem uma ampla demanda dos moradores de espaços que tragam movimento, lazer, segurança e novas opções de comércio à região. Nesse contexto, decorrente da carência do bairro de ambiente cultural aberto e com o intuito de integrar as diferentes zonas de São Cristóvão, notadamente na via de transição do Largo da Cancela — polo central do bairro, onde está localizada a maior parte do comércio — à Quinta da Boa Vista e à Estação de trem/metrô, foi escolhido realizar o projeto de um parque cultural em um terreno e abrangendo as praças ao redor. Destaca-se que a área objeto deste projeto, localizada no entorno da Quinta, encontra-se abandonada, deserta e utilizada por usuários de droga e para prostituição. Apesar de prever o cinema como o foco principal, pretende-se constituir um espaço maleável que não se limite apenas à exibição de filmes, bem como um ambiente cultural multiuso que pode ser palco de eventos como peças de teatro, pequenos shows, cerimônias escolares, contando também com equipamentos acessíveis, além de sua integração com uma área gastronômica, esportiva e recreativa.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.