• Imóveis históricos ociosos no centro do Rio de Janeiro: estudo com projetos paramétricos para sua preservação e a Rua da Carioca como estudo de caso retornar à pesquisa
  • Autor Isis Barroso Albuquerque Ferreira Campos
  • Ano 2022/2
  • Localização -22.906433, -43.179273
  • Coorientador Maria Ceça Guimaraens
  • Resumo

    O trabalho busca refletir sobre a situação dos imóveis tombados ociosos no centro da cidade do Rio de Janeiro e, então, desenvolver um projeto arquitetônico de forma que sua apropriação possa contribuir para a revitalização da área no qual está inserido. Edifícios vazios não cumprem sua função social por não beneficiarem a coletividade. O uso do bem contribui não apenas para a sociedade como também para sua preservação. A partir do levantamento e mapeamento dos Bens Tombados abandonados e em arruinamento na área central da cidade, foi notada maior concentração na Rua da Carioca, sendo portanto, utilizada como um recorte em menor escala do que poderia ser aplicado em maior escala, como outras áreas do centro. A metodologia também incluiu realizar o levantamento tipológico das edificações da rua, e classificá-los a partir de informações como quantidade de eixos estruturantes, pavimentos e profundidade do terreno. Tais informações são usadas para propor um Projeto Básico replicável, que possa ser implementado em outros imóveis semelhantes a partir de uma proposta paramétrica, com um layout adaptável e flexível, que possa acolher usos diversos; a proposta é constituída por uma 'Unidade Básica Parametrizável' e uma 'Casca Patrimonial'. Assim, a intenção seria facilitar a recuperação de bens edificados degradados e devolvê-los à sociedade. Os parâmetros foram testados em três imóveis e uma intervenção foi proposta para um imóvel a partir das necessidades do local.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.