• Análise da produção do contexto urbano da monumentalidade hospitalar: contribuição ao futuro Plano de Conservação do antigo Sanatório de Curicica retornar à pesquisa
  • Autor Michael Jordan Teixeira Morouço Silva
  • Ano 2020/2
  • Resumo

    Neste trabalho temos por objetivo compartilhar os resultados dos estudos das modificações ocorridas ao longo do tempo no entorno do Sanatório de Curicica (1949 a 1952), construído no âmbito da Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), com projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, referência tanto como documento construído, quanto para a história do tratamento de tuberculose no Brasil, na forma de fazer arquitetura e suas características, destacando a racionalização projetual e construtiva. Tal proposta é construída a partir do entendimento da importância do hospital como patrimônio da saúde e da arquitetura carioca e sua contribuição para a construção da paisagem. Este papel do Sanatório refere-se tanto à sua significância para a construção do lugar, bem como, o caráter que adquiriu ao longo do tempo como referência do poder público federal e municipal na área da saúde e da educação na baixada de Jacarepaguá e no bairro de Curicica. Por outro lado, devemos considerar os impactos, positivos e negativos, que os processos de urbanização do entorno, com o crescimento urbano formal e informal, podem causar à preservação desse bem, para sua integralidade. Esse estudo visa, por meio da produção de cartografias de análise do entorno e diagramas, discutir e fundamentar a possibilidade e viabilidade da criação de um futuro Plano de Conservação para o Sanatório e, por outro lado, auxiliar como informação para o processo de tombamento pelo município que está tramitando no IRPH.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.