• Autor Gabriela Moussa Manhães Mosso
  • Ano 2021/1
  • Resumo

    O pixo é prática de expressão situada na qual a arquitetura é mediadora entre praticantes e o restante da comunidade, tensionando situações de visibilidade distintas e gerando coexistência nem sempre amigável das mesmas. Corpos que pixam, coletivos como prática e com saberes corporais próprios e diversos, ativam a cidade que atravessam, construindo suas narrativas de existência espacial, cultural, de memória. Observar a arquitetura a partir do corpo que pixa gera um câmbio epistemológico, diluindo sentidos e como montagem. Cidade e corpos se constroem mutuamente, e quanto maiores as mazelas de uma cidade, maior necessidade de subversão para que seja possível a existência. Através do corpo, tinta, escadas e cordas, pixadores ativam vestígios do funcionalismo arquitetônico, destacando marquises, empenas cegas, grades de janelas, portas de enrolar, os ícones para além da mídia. A inserção do pixo na arquitetura se dá, entre muito, na atenção à vestígios de corpos invisibilizados pelo sistema neo-colonial-liberal; ativando o espaço público e do ecossistema-muro, que concentra intensidades das mais diversas agências; relacionando compreensões e ficções das infinitas cidades no contexto carioca, construindo coletivamente significados a partir do próprio território; tensionando o lugar da arquiteta na construção de conhecimento do campo em troca com outros; construindo uma intervenção na cidade, no contexto de Trabalho Final de Graduação e da pandemia de Covid-19.


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