• Bela, Recatada e do Lar: as imagens do feminino da revista “A Casa” e seus enfrentamentos na contemporaneidade. retornar à pesquisa
  • Autor Elisa Clemente da Fonseca Costa
  • Ano 2021/1
  • Localização -22.905267, -43.191337
  • Resumo

    O objetivo principal do trabalho foi o de questionar o papel da arquitetura na construção e consolidação de imaginários pautados em discursos de gênero, por meio da análise das representações do feminino nas imagens da revista “A Casa”. Além disso, a fim de promover a reflexão sobre a importância da arquitetura na construção dos imaginários pautados no gênero, foi desenvolvido o produto “Revista DES.CASA”. Produziu-se uma linha do tempo que relaciona as mudanças do editorial da revista durante seu período de veiculação a eventos históricos significativos do país. Estabeleceu-se um recorte organizado em três blocos definidos pelos anos de direcionamento do conteúdo para mulheres e pelo ano de lançamento do periódico. Foram selecionadas três edições de cada bloco e as imagens foram classificadas em: I) tem a presença efetiva de mulheres; e II) sugerem a presença feminina sob uma narrativa pautada em questões de gênero. Tais categorias foram subdivididas a fim de identificar a relação do gênero com o espaço interior ou exterior. A partir das análises geradas, foi desenvolvida a DES.CASA - Parte 1, com o objetivo de promover uma dessincronia entre as imagens retiradas originalmente da revista “A Casa” e o texto apresentado. A DES.CASA - Parte II, disponibilizada na plataforma Instagram sob o usuário “@revista_des.casa”, foi criada a fim de ampliar o debate sobre a influência da arquitetura na construção do imaginário pautado na questão de gênero.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.