• Autor Thais da Silva Faria
  • Ano 2020/2
  • Coorientador Bruna Mota Rodrigues
  • Premiações Arquiteto do Amanhã - IAB/RJ - Menção Honrosa/2021
  • Resumo

    O trabalho se debruça sobre o pensamento projetual que conduz o desenho dos espaços públicos contemporâneos de cidades ocidentais ao entendê-los como peças dissociadas da vida urbana e, ao mesmo tempo, potenciais de transformação das relações sócio-espaciais que urgem frente à realidade pandêmica atual. Suscitada nos incômodos de espaços urbanos reprodutores de um funcionalismo operacional e programático, a pesquisa tem o objetivo de investigar o pensamento por trás do desenho dos espaços públicos através do livro-objeto-jogo que, de modo dinâmico e coletivo, chacoalha as dinâmicas tomadas por conhecidas no desenho urbano. Para acionar o livro-objeto-jogo na desaprendizagem dos métodos rígidos de construção dos espaços públicos, admite-se o método chamado aqui de criança-dispositivo. Faz-se uso da ludicidade e dos circuitos da criança que aprende solta do tempo e do espaço como instrumento de reflexão para espaços públicos acionados na fluidez, na imprevisibilidade e no acolhimento da vida cotidiana em sua diversidade.


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