• Autor Carolina Mendonça de Freitas Mendes de Souza
  • Ano 2019/2
  • Localização -22.506333, -43.165972
  • Resumo

    A proposta é fazer um ambiente inclusivo de qualidade, utilizando componentes que estimulem as dimensões sensoriais, no qual as pessoas com deficiência tenham acesso à um serviço digno de reabilitação e habilitação que irá permitir maior autonomia ao usuário e que proporcione a interação entre as pessoas e com o espaço.

    O projeto a ser desenvolvido é de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) que consiste em um ponto de atenção ambulatorial no qual são realizados diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce, adaptação, manutenção de tecnologia assistiva e o próprio atendimento especializado em reabilitação.

    Os 4 serviços que podem ser trabalhados dentro do CER são a reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. Com o levantamento de alguns dados, quanto à demanda do local escolhido para a implantação e analisando as visitas realizadas em alguns Centros Especializados em Reabilitação, foram escolhidas para fazer parte do projeto em questão, as modalidades física e intelectual.

    O local escolhido para a implantação do projeto foi o Centro de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, devido à grande demanda.na área e a escassez deste tipo de serviço. O Terreno para a implantação do CER localiza-se na Rua Benjamin Constant esquina com a Rua Buenos Aires, no Centro de Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro e possui área total de 1.352 m2

    A setorização e volumetria do edifício foram pensadas a fim proporcionar ao projeto áreas abertas para o desenvolvimento de atividades ligadas a reabilitação e permitir o maior contato dos usuários com áreas externas, além de possibilitar maior entrada de luz e ventilação e ambientes mais agradáveis para espera e socialização. Ao mesmo tempo foi pensado em trazer certa privacidade, originando assim um pátio interno.

    A circulação também tem influência no resultado apresentado. As áreas compatíveis foram concentradas ao máximo na intenção de criar circulações específicas e principalmente trazer a separação da circulação de serviço (restrita) da circulação dos pacientes (pública).


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.