• Autor Lara Liberatto Nunes Alves
  • Ano 2019/2
  • Localização -22.871865, -43.212232
  • Resumo

    O bairro do Caju, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, foi completamente tranformado através do tempo. De bairro nobre no Brasil Império, abrigou a maior colônia de pescadores do Brasil em meados do século XX. Porém, a intensificação da industrialização da zona portuária do Rio nos anos 70 modificou as dinâmicas do bairro. A intervenção de grandes empresas pesqueiras, os derramamentos de óleo na baía e a ausência de um espaço de troca direta entre pescadores e compradores praticamente extinguiu a pesca artesanal no Caju. Atualmente, o bairro abriga pequenas “ilhas” de uso residencial, cujo entorno em sua maioria se compõe de grandes terrenos para o armazenamento de contêineres, empresas de grande porte, e a entrada e saída de carretas. Ao extremo norte do bairro, o antigo estaleiro SERMETAL - hoje em dia com suas atividades interrompidas,- ocupa uma extensa parcela do solo e faz divisa com a Favela Quinta do Caju, localidade que ainda abriga um pequeno porto e alguns poucos pescadores.

    O projeto busca, utilizando parte do terreno do antigo estaleiro, re-estabelecer a prática da pesca artesanal na região. Para isso, o programa se divide em três linhas de ação. A primeira é a construção de um mercado destinado à venda e consumo de pescado. Tal programa é inexistente na cidade do Rio de Janeiro, sendo grande parte do produto de pescadores cariocas vendida em Niterói (no mercado São Pedro ou outras localidades). A segunda é a urbanização da orla e reestruturação do porto, com o objetivo de abrigar mais barcos pesqueiros, realizar sua manutenção e refrigeração do peixe, bem como criar um espaço de lazer para a comunidade próxima e o bairro do Caju como um todo. A terceira é a instalação de um museu da pesca, responsável por manter viva a história da pesca artesanal carioca e brasileira, as diferentes práticas pesqueiras e a vida dos pescadores, ao mesmo tempo que educa e informa sobre o meio ambiente marítimo e a importância de sua preservação.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.