• Requalificação urbana e paisagística à margem direita do rio paraíba do sul na cidade de barra mansa retornar à pesquisa
  • Autor Cristiane Vieira de Brito Brandão
  • Ano 2017/2
  • Localização -22.466389, -44.449677
  • Resumo

    O presente Trabalho consiste em uma proposta de requalificação urbana e paisagística, de forma a recuperar a paisagem de um trecho da margem do Rio Paraíba do Sul, na área central do município de Barra Mansa, que devido ao processo desordenado e desintegrado de adensamento teve sua vista compartimentada e isolada. A área de intervenção do projeto se estende de forma linear à margem direita do rio, entre a ponte ferroviária do bairro Roberto Silveira e a Ponte dos Arcos, considerada ícone da cidade. Atualmente ocupado de forma irregular por edificações que privam a população do acesso ao uso e ao cenário de um patrimônio natural, a qual deveria ser um espaço livre para toda comunidade. A escolha deste local se deu por conta da proximidade com o corredor cultural, onde inicialmente atingiria um público mais geral da cidade. O objetivo é recuperar, valorizar e democratizar a paisagem barra-mansense por meio da implantação de um parque com equipamentos urbanos de esporte, cultura e lazer, de forma a reforçar seu potencial poético e reestabelecer o reconhecimento identitário mediante a ligação cidade – cidadão. A proposta responde parte de uma demanda mundial ao tratamento de preservação de rios, prevista também no Plano Diretor da cidade que pressupõe a recuperação gradual do corredor das margens do Rio Paraíba do Sul.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.