• Habitação nos Centros Urbanos - Recuperação de Edifício Ocioso para Moradia: Projeto de Afonso Eduardo Reidy retornar à pesquisa
  • Autor Larissa de Souza Viana
  • Ano 2019/1
  • Resumo

    É sabido que a ideia de promover a Reabilitação de imóveis em áreas centrais para fim de HIS é uma proposta já bastante difundida nas últimas décadas. Reconhecendo os benefícios que esse tipo de projeto apresenta, o trabalho tem por objetivo enfrentar a questão do déficit habitacional e da moradia digna, que implica numa promoção de fatores mínimos para atender as necessidades de seus usuários em distintos contextos sociais, de faixa etária, de situação econômica, ou cultural, assim como, a de promover a interação com o ambiente construído e a cidade. O projeto porposto é um edifício destinado a Habitação de Interesse Social, através da fusão de dois lotes contíguos no centro da cidade do Rio de Janeiro. No primeiro, na Rua do Rezende n92, onde existe hoje o antigo edifício Sede da Policia Municipal, da autoria de Afonso Eduardo Reidy, um exemplar modernista de 1935 que é recuperado em partes para uso habitacional, mantendo sua originalidade de fachada, a fim de reconhecer seu valor histórico, preservando sua memória e oferecendo-o à cidade. O segundo lote, na Av. Mem de Sá 163, um imóvel pertencente ao Estado, com dois pavimentos, sem valor arquitetônico significativo, que é demolido para aproveitamento do seu potencial construtivo. O produto final corresponde a um único edifício, que une esses dois lotes e integra duas ruas através do seu térreo permeável, possibilitando o uso misto, facilitando os custeios condominiais do mesmo, com habitações de qualidade, inseridos no contexto urbano, promovendo mais dinâmica de vida urbana, densidade, e diversidade para nossos centros urbanos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.