• Autor Natalia Carreiro Manólio
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.882228, -43.224831
  • Coorientador Andre Orioli Parreiras
  • Resumo

    Desmistificar o imaginário social a respeito dos equipamentos cemiteriais surge como intento à investigação dos espaços da morte frente ao contexto urbano. Dessa maneira, vale mencionar que a reflexão acerca das possibilidades do habitar deste patrimônio cultural tangencia o processo morfológico de urbanização da cidade do Rio de Janeiro em seu processo de expansão e aglutinação dos núcleos urbanos centrais.

    Ao território carioca do Complexo Cemiterial do Caju, conjunto de necrópoles dissociadas do contexto de inserção, apresenta-se um projeto de Parque. Reunir pessoas e eventos é estímulo para pontuar um refúgio ao luto e ao júbilo: o lamento, a troca de memórias e o ócio encontram lugar sob um cenário improvável de complacência.

    Contíguo ao contexto urbano, o Parque no Caju apropria-se de terrenos ociosos adjacentes aos cemitérios do Complexo, além de incorporar áreas denominadas “quadra rasa”, inerentes ao Cemitério Público São Francisco Xavier. Tais áreas de intervenção corroboram a um plano master de novas espacialidades, como uma pulverização de manchas em fragmentação ao tecido existente passíveis de abrigar programas multiformes, de interesse interdisciplinar - de arqueologia à teologia.

    Para desfrutar das circunstâncias e nuances que coabitam o cemitério, sem omitir o desenho das preexistências, aplica-se o exercício da justaposição de malhas. Esta procede do reconhecimento dos eixos e fluxos cemiteriais (ad orientem) em alinhamento à proposta de fruição do tecido sob orientação de eixos Norte-Sul -, favorecendo assim os potenciais programas e ambiências passíveis ao território-Parque, onde as temáticas se convergem a questão norteadora: presença/ausência, eternidade/passagem, íntimo/coletivo.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.