• Autor Lisandra de Oliveira Spata
  • Ano 2017/2
  • Coorientador Rafael Diniz
  • Resumo

    O Colégio Pedro II foi fundado em 1837 epossui atualmente 8 campi distribuídos pelascidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias eNiterói. Encontra-se desde a sua fundação naesfera federal de ensino e foi equiparado aosdemais institutos federais pela lei nº 12.677 de 25de junho de 2012.A instituição é uma referência em educaçãopública, gratuita, laica e de qualidade. Apesar doensino tradicional, é um colégio reconhecido porestimular a pesquisa, a inovação, a extensão e aexperimentação pedagógica.O novo campus se localiza no bairro deJacarepaguá, próximo à estação do BRT Praça doBandolim, e contempla uma área da cidadeconsolidada, populosa, porém distante dosdemais campi do Colégio. Considerando que oPedro II não é uma escola de abrangência local,mas metropolitana, a proximidade das principaisvias e meios de transporte da cidade é umacaracterística importante para a sua implantação.A Praça do Bandolim encontra-se atualmentefechada por muros e ocupada por uma escola,assim como os demais espaços livres queexistiam no entorno. Dessa forma, o projeto daescola será também um espaço para o moradoreslocais, permitindo a apropriação tanto das áreaslivres como das áreas construídas. Além de“devolver” a praça aobairro, o Colégio será umequipamento passível de utilização pelacomunidade, extrapolando os seus muros.O conceito do projeto é o espaço da ÁGORA.Entende-se a ágora como lugar de debate, dedemocracia participativa e de encontro,conhecido como o centro das decisões políticas edo convívio social. Para explorar esse conceito, opartido adotado pensa o pátio como umacontinuação na rua, além dos espaços de convívio eamplo contato visual entre os estudantes. O pátioseria a ágora dosalunos, assim como a escolaseria a ágora da comunidade


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.