• Autor Petros Pereira do Nascimento
  • Ano 2018/1
  • Localização -22.916333, -43.682389
  • Resumo

    Considerando a demanda por melhores condições de infraestrutura para os ciclistas, projetamos um espaço que articula o atendimento a demanda por um local para as bicicletas com o propósito de reeducação da sociedade a um novo modo de se locomover na cidade. Buscando ser um espaço de incentivo a esse conhecido meio de transporte. Estudando como ocorre a distribuição do sistema de transporte de massa na cidade do Rio de Janeiro e identificando as conexões entre eles, chegamos aos “nós”. Essas conexões representam os pontos da cidade propícios a implantação desse projeto. Gerando um sistema em rede.

    Para aplicação do projeto foi escolhido o bairro de Santa Cruz, pois se mostrou mais propício a esse equipamento. Possui maior número de viagens de bicicleta por dia (630 mil), relevo de planícies, seu centro de bairro é consolidado com grande oferta de comércio e transportes de massa que ligam o bairro a cidade.

    O terreno foi definido devido sua proximidade aos modais e também por ser ocupado por um ponto final de kombis da linha Sepetiba - Santa Cruz, que foi incorporado ao programa do projeto, pois é uma demanda necessária para a população que trabalha ou reside nas proximidades.

    Como a intenção é que o projeto seja aplicado em sistema de rede pela cidade, foram definidas diretrizes para que isso se torne possível, respeitando as demandas locais e características de cada bairro, mantendo o conceito e a identidade visual.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.