• Autor Carolina Dytz Seoane
  • Ano 2018/1
  • Localização -22.983394, -43.490434
  • Resumo

    O projeto escolar é, certamente, um objeto amplamente investigado e discutido pelos arquitetos, no entanto apesar da importância social deste tema, há poucos investimentos para a melhoria destas edificações, sobretudo em relação a edificações públicas. A preocupação com o conforto ambiental de tais edificações não se apresenta com contornos nítidos, ainda que seja uma questão decisiva no desenvolvimento do próprio processo educativo. O desempenho de qualquer atividade poderá ser otimizado direcionando com mais eficácia a atenção do usuário na dinâmica do aprendizado. Especificamente na cidade do Rio de Janeiro, há uma grande procura por instituições educacionais públicas para pouca demanda, o que inviabiliza a matrícula de muitos bebês e crianças, nos quais em muitos casos, aguardam em longas filas de espera a oportunidade de ingressar no sistema de ensino público. Tendo em vista este cenário atual, a proposta do presente trabalho é a criação de um espaço de desenvolvimento infantil integral e público para bebês e crianças de 0 a 5 anos no Bairro de Vargem Grande no Rio de Janeiro, denominada Creche Escola Goiabeira, com o propósito de se priorizar os aspectos do conforto ambiental, da qualidade do ar, da saúde dos ocupantes, como também da eficiência energética, a fim de trazer um ambiente agradável aos usuários.


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