• Autor Júlia Costa Triches
  • Ano 2017/1
  • Localização -22.905768, -43.180815
  • Premiações Ópera Prima - Selecionado/2019

O estudo dos benefícios advindos da pluralidade cultural foi a premissa para o projeto que visa, a partir dessa plataforma, estimular possibilidades para áreas atualmente subutilizadas e degradadas do Corredor Cultural no Centro do Rio de Janeiro. Com a vinda do grande número de refugiados na cidade e a análise de suas principais necessidades, foi idealizado um centro dedicado a dar visibilidade e assistência, fornecendo espaços de intercâmbio e um alojamento temporário para atender principalmente famílias e mulheres recém chegadas. Este complexo é composto por duas edificações em terrenos distindos localizados na Rua do Teatro, entre os fundos do IFCS e Teatro João Caetano, região atualmente inóspita e desativada. Os terrenos seguem as diretrizes do Corredor Cultural, necessitando assim que o projeto converse com o entorno dos sobrados coloniais não ultrapassando o gabarito máximo de 10,50 metros. A opção pelo o projeto em dois terrenos distintos ocorreu em função da reduzida dimensão de cada um deles e também pelo interesse do fechamento da quadra na ocupação das únicas áreas não edificadas. A relação entre essas duas edificações fornecem um caráter multicultural à Rua do Teatro que atualmente está subutilizada. O centro de integração se localiza no terreno em frente ao Largo Alexandre Herculano, possuindo frente para duas ruas, o que possibilita um recorte de caráter público no térreo favorecendo a visibilidade comercial e social. O alojamento provisório se localiza em um terreno mais recluso valorizando a ideia de vila para que os refugiados recém chegados sintam-se seguros e abrigados. Outro ponto relevante é a proximidade com a Igreja São Francisco de Paula, que já oferece assistência para esse grupo. Além do projeto arquitetônico, foi idealizada uma intervenção urbana que conecta os principais pontos culturais presentes nas proximidades. A conexão se dá através de uma discreta linha de cobre, fazendo referência aos antigos trilhos de bondes e respeitando a paginação de pedra portuguesa e paralelepidos do contexto histórico.