• Autor Juliete Reichert
  • Orientador Maria Maia Porto
  • Coorientador Claudia Seldin
  • Premiações Prêmio Saint­-Gobain de Arquitetura - Habitat Sustentável/2018

O projeto visa a aplicabilidade de conceitos bioclimáticos e de processos construtivos eficientes de menor impacto ambiental em um complexo de edificações de uso misto, compreendendo habitação, comércio e serviços na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, onde há grande demanda por habitação estudantil (prevista no Plano Diretor 2020) que possa ser construída rapidamente para a quantidade de potenciais moradores em espera e permita flexibilidade de planta, devido a alta rotatividade da comunidade acadêmica. A implantação considerou elementos de conforto ambiental como a direção dos ventos e a melhor orientação solar, além de buscar uma nova urbanidade em um ambiente considerado “árido” pela maioria dos usuários. Com isso, foram criados três blocos habitacionais escalonados, buscando uma integração com o entorno: o bloco C, mais baixo (3 pavimentos), está mais perto dos edifícios mais baixos e da Vila Residencial da UFRJ; os blocos A e B possuem diferentes alturas e chegam a 5 pavimentos, aproximando-se do prédio da FAU-UFRJ, com 8 pavimentos. Optou-se pela construção a seco, um híbrido de estrutura de aço e do sistema steel frame, onde o módulo estrutural adotado é de 40cm x 40cm, para evitar desperdícios e racionalizar a construção. O projeto começa pelo módulo dos banheiros, “cores de áreas molhadas”, que serão construídos em steel frame off-site e levados para o terreno, onde serão acoplados os módulos das unidades habitacionais, feitas de páineis steel prefabs e montadas in loco no esqueleto estrutural de aço (que permite edifícios de mais de 3 pavimentos, como é o caso).