• Autor Ana Carolina Bento Gil
  • Ano 2014/2
  • Coorientador Wilder Ferrer

Esta proposta trabalha com o conceito agregador, onde a qualidade habitacional e a diversidade tipológica cria sociabilidade entre os moradores, tornando o convívio multifamiliar mais harmonioso. Devido à carência de áreas livres no bairro, o condomínio será aberto ao público e este pode usufruir de algumas atividades oferecidas como, lazer infantil, academia para a terceira idade, áreas de descanso e confraternização. Além disto, o Condomínio Gamboa possui lojas comerciais e pequenos estabelecimentos que podem ser: costureira, sapateiro, chaveiro, lanchonete, etc. Estes são na verdade, containers com cobertura verde dispostos na área livre do conjunto habitacional. Todos os blocos habitacionais são conectados entre si e com acessibilidade a todos os moradores através de um elevador localizado no Bloco preservado que possui 6 pavimentos, e portanto, há necessidade do uso do mesmo. A tipologia das unidades foi pensada como uma maneira de racionalizar os espaços com qualidade e na demanda de uso, os estúdios, por exemplo, se adequam àquelas pessoas que moram sozinhas. Existe também uma maior demanda para as unidades de um e dois quartos e por último três. Foi usado o sistema de cobertura verde que além de reduzir a necessidade de climatização dos ambientes, contribui para a purificação do ar urbano. Nesta cobertura haverá um sistema de reuso da água da chuva para a manutenção da área livre.