Resumo
Com uma produção vasta desde sua formação até o fim da vida, Lina Bo Bardi está entre os grandes nomes da arquitetura moderna no mundo. Sua origem italiana e a vivência no Brasil despontam como elementos fundamentais de uma obra multifacetada e singular. Dentre as diversas lentes pelas quais sua produção pode ser observada, este trabalho interessa-se em versar sobre os espaços que servem à coletividade. Em uma reflexão teórica de natureza investigativa, o presente estudo se desenrola sobre a produção bobardiana de espaços arquitetônicos que guardam uma dimensão urbana. Assim, o vão do MASP — praça pública na Avenida mais emblemática de São Paulo —, o espaço externo e o galpão de convivência do SESC Fábrica da Pompeia — que desenham vias e praças — e o edifício do Teatro Oficina — com seu palco que se transfigura em rua — são os objetos desse estudo. A abordagem conceitual busca formular a leitura das obras a partir de análises de projetos. Soma-se a elas, o desenrolar de três temas sobre os quais essas arquiteturas confluem: a dimensão urbana, a liberdade e a convivialidade.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.