• Autor BRUNA DE SOUZA AGUIAR FARIA
  • Ano 2024/2
  • Localização -22.55486, -43.21496
  • Orientador Niuxa Dias Drago
  • Resumo

    O debate sobre o espaço da criança nas cidades é recente. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil, diversos avanços foram promovidos ao se tratar da criança como cidadão detentor de direitos. Brincar é um desses direitos. Atualmente, carros são protagonistas no urbanismo “adultocêntrico”(Cavalcante, 2021), com vias largas e calçadas estreitas. Entendendo a cidade como possível território educativo e a criança como agente co-transformador do espaço, o presente trabalho propõe intervenções, permanentes e temporárias, táticas lúdicas no entorno urbano à Escola Municipal Júlio Verne até a Estrada do Tindiba, no bairro Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a fim de garantir maior autonomia e segurança àqueles que utilizam esses espaços. Para tal, recorro à bibliografias, referências projetuais, conceituações, metodologias de análise do espaço urbano, entre outras, dentro da temática, além de diagnósticos extraídos pelo método de análise Walkthrough. Sendo assim, pretende-se desenhar espaços acolhedores e inclusivos que potencializem as qualidades e melhorem as fraquezas das características e elementos do local, com ambiências criativas que ensinem sobre cidadania e priorizem travessias seguras para crianças e seus cuidadores; protagonizar estas, se valendo de suas imensidões perceptivas e cognitivas; e elaborar espaços urbanos versáteis de circular, estar e brincar, com geometrias que freiem o fluxo dos automóveis. Bruna de Souza Aguiar Faria - TFG2.


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