• Autor Rachel da Costa Ferreira
  • Ano 2014/1
  • Localização -22.341791, -41.755015
  • Resumo

    O trabalho tem como ponto de partida e foco principal o olhar sobre a estrutura física das escolas públicas de Macaé. A crítica sobre a qualidade dos edifícios escolares impulsionou um estudo que abrange não só a ambientação e vivencia intramuros, mas também a relação com a vizinhança e a multidisciplinaridade do ensino. Portanto, o que se propõe é uma escola que seja catalizadora das diferentes culturas presentes na cidade (resultado do grande número de imigrantes) e difusora de todo esse conhecimento. A ideia principal é propor um edifício modular que possa ser facilmente usados em outros terrenos da cidade, porém com flexibilidade de adaptação. O uso de uma técnica construtiva rápida (concreto pré-moldado) mesmo que rígida, ao se aliar a estruturas independentes (metálica), que funcionam como conexão e circulação, oferecem liberdade a cada projeto. A utilização do edifício como ponto de encontro da comunidade e de suas atividades norteou a proposta de um edifício anexo com utilização independente para cursos profissionalizantes (também pensando na qualificação da mão-de-obra da cidade) e de uma área com atividades esportivas, ora só acessada pela escola ora acessada pela comunidade.


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