• Diagrama, Perspectiva e Centralidade: Análise do projeto de Jorge Mário Jáuregui no Morro do Campinho retornar à pesquisa
  • Autor Igor de Moraes Vieira Dias
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.886422, -43.33936
  • Resumo

    O trabalho aborda a leitura espacial e o processo metodológico do diagrama adotado por jorge Mário Jáuregui em sua intervenção urbanística na comunidade do Fubá-campinho, no âmbito do programa favela-bairro. O trabalho faz um breve apanhado histórico sobre o desenvolvimento das favelas nas periferias urbanas cariocas, aponta as primeiras tentativas de intervenção nas comunidades e os dispositivos de expulsão da população periférica dos centros urbanizados. Em segundo lugar, trata das intervenções realizadas no âmbito do Favela-Bairro, apresentando o objeto principal desta obra que é a intervenção no morro do Fubá. A análise deste projeto se desenvolve em três nichos organizacionais que se comunicam e interagem: os diagramas, as perspectivas e as centralidades. Partindo dos diagramas, método de trabalho de jáuregui, apresenta-se as relações programáticas sugeridas pelo arquiteto e suas relações com o ambiente da favela. Partindo de uma visita, o trabalho trabalha com a comparação das imagens atuais, as originais e os diagramas metodológicos, trazendo a construção de pensamento e suas reais aplicações até a configuração atual tomada pelo projeto depois de sua apropriação pela comunidade. Por fim, este trabalho traz luz para a análise de uma método muito utilizado por diversos arquitetos na atualidade, mas que, na obra de Jáuregui, servem como meio de aproximação do pensamento arquitetônico com a dinâmica real do ambiente da favela.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.