Resumo
O Brasil é um país que narra o seu imaginário e história em festa, as práticas culturais são ferramentas de resistência e a cultura popular fala sobre pertencimento e liberdade; por isso, o aprendizado brincante dá ao povo sentido a sua existência e luta para sua resistência. (TARJA BRANCA, 2014) O trabalho final de graduação proposto tem como objetivo, a partir da interdisciplinaridade, tornar-se um projeto contra hegemônico que desafie o status quo, visando uma formação crítica e integrada ao território a partir do conceito de educação libertadora, proposta pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Isso ocorre concretamente pela abertura do olhar sensível para a experiência estética do território, integrando as práticas culturais e artísticas locais com a escolarização extramuros como ponto focal para a requalificação do espaço público e a renaturalização das infâncias. O projeto materializa-se com a criação de parques naturalizados nas praças próximas as escolas municipais e a requalificação do percurso praças-escolas, assim como a sua expansão para outros bairros interligando os equipamentos escolares no município, sendo o projeto piloto desenvolvido no bairro de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
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