• Autor Fernanda Mello Lopes da Costa
  • Ano 2023/2
  • Localização -22.863275, -43.222316
  • Orientador Thiago Melo Grabois
  • Coorientador ---
  • Resumo

    Desde o início de sua atuação profissional, o arquiteto é encarregado dos ofícios de projeto e obra, sem distinções de papel. Através de um processo histórico de especialização de funções, o arquiteto vai se ausentando dos processos que resultam em um fazer arquitetônico completo. E nesse cenário, a formação de arquitetos e urbanistas afastados das técnicas do fazer construtivo prejudica a resolução dos problemas de execução que surgem no exercício da profissão. A utilização do canteiro experimental como instrumento pedagógico fortalece o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite a aproximação do aluno com o ambiente construtivo e possibilita a concretização do aprendizado prático e teórico através da materialização do ensino. O presente trabalho visa a concepção de um projeto arquitetônico de expansão do Canteiro Experimental da FAU-UFRJ, de forma a consolidar e fortalecer esse espaço de grande importância pedagógica para as práticas de ensino de Arquitetura e Urbanismo.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.