• A última casa da rua, a primeira do morro: costurando arquiteturas no espaço-tempo através da memória e matéria. retornar à pesquisa
  • Autor Fabiana Antonia Marques Xavier
  • Ano 2023/2
  • Orientador Ana Paula Polizzo
  • Resumo

    Trabalho Final de Graduação apresenta-se como investigação da materialização de memórias, o registro de experiências, percepções, lembranças, imaginações, narrativas e processos. Utilizando de conceitos como memória, matéria e território sem a pretensão em esgotar a discussão sobre esses, mas explorá-los de maneira mais livre e empírica. O processo investigativo utiliza como objeto um imóvel localizado num bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O casarão construído no início do século XIX, surge na condição de atender demandas de um núcleo familiar, mas que à medida da evolução urbana e mudanças socioeconômicas do país, leia-se crescimento nas ocupações irregulares em morros e declínio da burguesia, tem seu lote ocupado por habitações informais, seu acesso reconfigurado como acesso ao morro e com isso a espacialização de limites, caracterizando-o na investigação como a última casa da rua, e a primeira do morro. À investigação, o imóvel é tratado como matéria, enquanto a memória é condutor ativo que baliza e constrói caminhos associativos no plano material. O território, por sua vez, são as ações e relações que o imóvel e seus interlocutores estabelecem. O objetivo da investigação tem como base o registro do processo de pensamento projetual do autor, enquanto ação e construção narrativa, um processo não linear, aberto, impreciso e que se coloca disponível para atravessamentos que podem alterar os desfechos conforme o processo se desenhe e os fluxos desejantes conduzam, operando num limiar entre racionalidades e intensidades múltiplas, diversas, conflituosas, dissonantes.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.