• Projetando moradia entre as ocupações urbanas na Av. Brasil: a recuperação do Restaurante Popular João Goulart em Bonsucesso retornar à pesquisa
  • Autor Stefany Godinho Delfim
  • Ano 2023/2
  • Resumo

    Este trabalho busca envolver arquitetura, sociedade, urbanismo e política, ressaltando as evidências que negligenciam o problema habitacional e mostrando as dificuldades para a implementação da função e justiça social em áreas altamente urbanizadas na cidade do Rio de Janeiro. O interesse de projetar um equipamento social nasce ao observar cotidianamente a Av. Brasil e conferir uma diversidade habitacional, composta não só por habitações formais, mas também por edifícios abandonados e ocupações urbanas em extrema vulnerabilidade. Diante dessa problemática, utilizamos o projeto arquitetônico como instrumento de melhoria e consolidação dos ambientes urbanos, respondendo a pergunta: como transformar as ocupações urbanas e articulá-las com a demanda de moradia e a requalificação de edificações abandonadas? O projeto estuda dois casos na Av. Brasil que refletem a complexidade da problemática: o primeiro caso, a ocupação do edifício industrial da Borgauto, em Ramos, e a recente ocupação no Restaurante Popular João Goulart, em Bonsucesso. É possível observar que em ambas ocupações utilizam edificações abandonadas para dar soluções a diversas formas de habitar estabelecidas pelos próprios moradores. Por um lado, a ocupação apresenta mistura de usos - bares, restaurantes, reciclagem e lazer - nos primeiros pavimentos, convivendo com a habitação social nos pavimentos superiores. Por outro lado, verificou-se que existem poderes paralelos que interferem para marginalizar, geográfica e socialmente, uma população que habita em ambientes inseguros. Portanto, o objetivo deste trabalho propõe um equipamento social, requalificando o edifício existente, mantendo o uso atual do Restaurante Popular João Goulart, acolhendo a ocupação e transformando o edifício às necessidades dos usuários. O equipamento social busca projetar espaços comuns de trabalho e lazer da população que vive no local e propor unidades habitacionais, contemplando a atual ocupação. Essa abordagem busca oferecer uma solução viável e sustentável para conseguir o direito à cidade, promovendo a função social da propriedade em ambientes urbanos infra estruturados.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.