• Autor Bruno Carlos Marinho Paes
  • Ano 2023/1
  • Localização -22.894603, -43.189009
  • Coorientador ---
  • Resumo

    E-sports são competições de jogos eletrônicos, envolvendo jogadores profissionais ou amadores disputando partidas virtualmente ou em eventos presenciais. A indústria de videogames tem experimentado um notável crescimento, especialmente com o impulso acelerado causado pela pandemia de COVID-19. Atualmente atrai milhões de fãs e oferece oportunidades profissionais para jogadores talentosos e profissionais especializados. Estima-se que em 2022 haverá cerca de 3,2 bilhões de jogadores em todo o mundo, gerando um rendimento de aproximadamente 196,8 bilhões de dólares (2022). No Brasil, dos 215 milhões de habitantes, 63,3% são jogadores, e para 58,6% deles, os jogos são a principal forma de entretenimento. Apesar do Rio de Janeiro já ter sediado eventos importantes no setor, a cidade carece de uma estrutura permanente para comportar competições de e-sports ao longo do ano. O Centro de E-sports e Lazer: O projeto visa a criação do "Centro de E-sports" no Rio de Janeiro, um espaço inovador dedicado ao mundo dos jogos eletrônicos e e-sports. Além de ser um local para competições, o centro abrangerá a crescente demanda por profissionais no setor tecnológico, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à indústria de games. Video-game como ponto de surgimento de tecnologias: Tecnologias e ferramentas que tiveram início no ambiente de jogos eletrônicos passam a ser utilizadas para outras atividades e áreas da vida. Como óculos de realidade virtual, no momento, são usados sobretudo como plataforma para entretenimento com jogos virtuais. Apesar disso, é previsto seu uso em ambientes de varejo, educação, indústria e saúde. Impacto Social e Econômico: Além de promover a cultura gamer e atender à crescente demanda por espaços de competição e entretenimento, o centro será um agente catalisador para o desenvolvimento econômico e social. Ele proporcionará oportunidades profissionalização e aprendizado no setor tecnológico, além da possibilidade de impulsionar o turismo na cidade, atraindo fãs de e-sports de todo o país e além. Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: O projeto será concebido com ênfase em práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental. Buscaremos a eficiência energética do edifício e a utilização de materiais ecológicos para minimizar o impacto no meio ambiente. Conclusão: O Centro de E-sports representa uma oportunidade de combinar a entusiasmo pelos jogos eletrônicos com o potencial econômico e social. Além de criar um espaço de excelência para competições de e-sports, o projeto visa impulsionar a indústria de games na região e atender a uma crescente base de fãs e jogadores. Com o crescimento contínuo da indústria e previsões otimistas de audiência, o centro estará preparado para desempenhar um papel central no fomento da cultura gamer no Rio de Janeiro.


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