Resumo
O presente trabalho representa uma contribuição para os estudos da paisagem sonora carioca. Nesse sentido, a proposta é compreender os tipos de transformação ocorridos na referida paisagem por meio de uma comparação de dois momentos sonoros: o início do século XX e a atualidade. Esse recorte, temporal, e os demais — espacial e documental — foram definidos pela literatura urbana de João do Rio, A Alma Encantadora das Ruas, estudada, previamente, em pesquisa. Dessa forma, após compreensão dos dois momentos apresentados, foi identificada a presença de três tipos de transformação sonora: sons extintos; sons mascarados ou isolados; e sons deslocados. Assim, o trabalho apresenta, como objetivo, propor ações projetuais ou de documentação específicas para cada um tipo de transformação. Para alcançar essas propostas, o trabalho utiliza os métodos historiográfico, quantitativo e qualitativo, que incluem procedimentos de análise iconográfica e documental, medições e passeios sonoros. Além disso, trata da temática Memória e Identidade ao abordar um processo de reconhecimento e construção da paisagem sonora, através da recriação de sons extintos e revelação de sons mascarados ou isolados, por ações projetuais, e do registro dos sons deslocados, por ações de documentação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.