• ARQUITETURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CONFORTO DO ESTUDANTE DE ARQUITETURA E URBANISMO EM ISOLAMENTO SOCIAL retornar à pesquisa
  • Autor Anna Carolina Almeida Faria
  • Ano 2021/1
  • Orientador Juliana Silva Pavan
  • Resumo

    Com a realidade do isolamento social e de quarentenas se tornarem cada vez mais necessárias com intervalo curto de tempo de acordo com cientistas, a casa adquire novos papéis, antes distribuídos entre outros lugares, em alguns casos internos e outros externos. Então, a casa, lugar que para muitos era o local para dormir e passar o final de semana, se transformou também em local de estudo, trabalho, lazer e por fim, descanso. A alteração abrupta e obrigatória no desenvolvimento das atividades diárias tornou necessária uma adaptação no sistema de trabalho, de ensino e também na forma de obtenção de lazer, afetando diretamente os níveis de produtividade, estresse e qualidade do descanso do indivíduo isolado socialmente. O presente trabalho teórico busca conceituar de acordo com os autores Aloísio Leoni Schmid, Wilson Rybczynski e Helga dos Santos Silva o conforto com base no todo – mente, corpo e espaço. Além disso, busca entender como o conforto dos ambientes da casa funcionam com o trabalho e estudo a distância no contexto de isolamento social devido a pandemia do COVID-19 para os estudantes de arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro, através de revisão bibliográfica e análise feita através de entrevistas estruturadas de alunos de Arquitetura e Urbanismo que foram selecionados através de questionário geral.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.