• Autor Ingrid Oliveira Camões
  • Ano 2022/1
  • Localização -22.90247, -43.30142
  • Resumo

    A pesquisa é dedicada ao tema da relação da criança com a cidade. Busca-se entender como o planejamento urbano e o meio ambiente em que se vive, pode contribuir para o desenvolvimento psíquico, físico e motor, principalmente na fase inicial da vida. Partindo, assim, de uma cidade lúdica proposta pelas crianças e tornando-se uma cidade planejada para os seus diversos usuários e nas suas relações, interações e no seu futuro. Com isso, busca-se produzir intervenções urbanas e práticas projetuais com as crianças (Zemp, 2009) que serão interligadas por um percurso a partir da escuta ativa das crianças. Pretende-se criar uma cidade verdadeiramente amiga das crianças, que considera todo o tecido urbano como uma tela para fornecer oportunidades para brincadeiras infantis, transporte ativo independente e o principal, se sintam pertencentes deste lugar onde as suas memórias serão sedimentadas, e a partir das suas vivências suas histórias serão ressaltadas.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.