• Avaliação De Desempenho Termo-Energético De Vedações Em Concreto Leve Como Alternativa Para Habitações De Interesse Social retornar à pesquisa
  • Autor Fabrício Pimentel Gaspar da Silva
  • Ano 2021/1
  • Coorientador Thiago Melo Grabois
  • Resumo

    A Arquitetura e Urbanismo é um campo que estuda e analisa soluções construtivas de forma a adequar o espaço à sociedade que o habita. Atualmente, como o desenvolvimento de novas técnicas e soluções construtivas, tem-se a preocupação da concepção de habitações com vistas à redução do impacto ambiental. Apesar das discussões sobre as questões termo-energéticas das edificações terem aumentado nos últimos anos, o estudo deste assunto se faz necessário uma vez que o conhecimento do que pode ser feito para um melhor desempenho da edificação pode resultar em políticas públicas no setor. E como produto para uso na construção, a adoção do concreto leve surge como uma tecnologia alternativa ao concreto convencional e a questão termo energética é contemplada com o uso do material, uma vez que proporciona uma redução na transferência de propagação de calor. Adicionalmente, o concreto leve, dentre outros benefícios, proporciona menor carga nas fundações, uma vez que sua massa específica é baixa, e maior facilidade de transporte quando utilizado em peças pré-fabricadas Frente ao exposto, este trabalho propõe a análise a partir de simulações térmicas no software Energyplus de uma habitação com processo construtivo em paredes pré-fabricadas em concreto leve. A metodologia empregada será dividida em 3 etapas: a primeira etapa tem como objetivo mostrar os resultados obtidos em pesquisa anterior ao trabalho final de graduação e que motivaram o desenvolvimento deste estudo. Na segunda etapa desenvolve-se um estudo de caso referente ao Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no bairro de Senador Camará, e a escolha dos parâmetros e método a fim de realizar a simulação computacional. Diante disso, a última etapa é composta pela realização de simulações de desempenho termo-energético, segundo parâmetros definidos pelo Regulamento Técnico de Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQR), variando os materiais construtivos na composição de sistemas de vedações verticais em comparação com a principal especificação adotada pelo programa. Em conclusão, espera-se uma reflexão acerca do uso de materiais alternativos capazes de potencializar o conforto térmico e a eficiência energética da edificação.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.