• Autor Mariana de Assumpção Machado
  • Ano 2021/1
  • Resumo

    O BRT Transcarioca articula a conexão entre a zona norte e a zona oeste da cidade. Por atravessar áreas já consolidadas, a implementação do BRT acarretou em desapropriações que causaram uma desestruturação nos bairros cortados o que ocasionou interferências no tecido urbano. Seus territórios são fundamentais para o reordenamento do espaço público, com projetos urbanos que integrem e garantam a qualidade das intervenções realizadas para a renovação de sua infraestrutura. O BRT enfrenta questionamentos quanto a sua capacidade de prover uma mobilidade adequada em escala regional e há um aspecto levantado em relação a esse transporte na qual ele tem aptidão para alavancar investimentos por meio do DOT. Portanto, a melhoria desse cenário se dá pela recuperação deste tecido urbano no entorno dos corredores do BRT utilizando estratégias de planejamento. Este trabalho busca definir projetos urbanos que melhor integrem o BRT com as suas pré existências utilizando o conceito do TOD, que no entorno de estações busca atingir dois objetivos: dar diretrizes de intervenções urbanas para uma melhor ocupação da região e atrair usuários para o transporte público, integrando os modos de transporte coletivo e ocupação do solo por meio do adensamento de áreas urbanas, e com foco em estudos de novas centralidades dentro do eixo.


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