• Escola Multidisciplinar Inclusiva priorizando os valores de autonomia, solidariedade e responsabilidade. retornar à pesquisa
  • Autor Marcella Marinho Galvão
  • Ano 2020/1
  • Tema(s)
  • Resumo

    "O objeto deste trabalho é o projeto de uma Escola Municipal Inclusiva composta por três ciclos: Iniciação, Aprofundamento e Consolidação (Equivalente ao Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio) situada no bairro São Francisco em Niterói. Aborda uma diferente proposta de ensino que através da arquitetura, visa estimular a permanência na escola, provocando curiosidades e descobertas a cada espaço encontrado, estimulando seus alunos ao desenvolvimento completo e atendendo a diversidade de suas necessidades. Busca estimular a sua autonomia, responsabilidade e solidariedade, onde cada aluno possa encontrar soluções para seus próprios problemas. O projeto escolar é inspirado no modelo da Escola da Ponte, referência de ensino público em Portugal, que tem como objetivo central repensar a metodologia de ensino tradicional, buscando o melhor aproveitamento e conhecimento do aluno. E com base na metodologia Montessori. O tempo de aprendizado será em período integral para todos os alunos da escola, com o propósito de formar mais do que alunos; e sim, cidadãos. Procura considerar o contexto em que está inserida e proporcionar à cidade trocas e apropriações dos espaços. O trabalho da escola será centrado no aluno, com programação de estudo individualizado e naturalmente com discussões e dúvidas em grupo, respeitando uma mesma plataforma curricular de ensino para todos os alunos. A grade curricular esta dentro dos padrões da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – que define o mínimo que deve ser estudado em cada disciplina por cada aluno. O percurso de aprendizado de cada aluno será supervisionado por um orientador educativo. Raciocínio lógico, leitura, interpretação, expressão e comunicação são alguns dos temas que serão presentes e avaliados. As salas de aprendizado serão divididas por temas e por agrupamentos sendo assim sua composição não será nada usual, haverá um novo layout de acordo com a necessidade dos alunos e dos professores no momento. Serão três modelos de sala de aprendizado: (1) Lógica Matemática, (2) Conhecimentos de mundo e (3) Vida prática, além de laboratórios e biblioteca e outros. Serão de 15 a 20 alunos por sala com dois professores em cada, ou um professor e um auxiliar. Os agrupamentos serão de três em três anos, 6 a 9 anos ciclo Iniciação, de 9 a 15 ciclo Aprofundamento e 15 a 18 Consolidação. Além de um ensino inovador com uma educação voltada para a cidadania, a ideia que permeia esse projeto escolar é trazer o interesse a permanência nas escolas através da sua arquitetura, juntamente com a metodologia, diante de um cenário Brasileiro de grande evasão escolar."


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