• Bloco de Terra Comprimida como Alternativa aos Sistemas Construtivos Convencionais para Edificação de Moradias Populares retornar à pesquisa
  • Autor José Nunes dos Santos
  • Ano 2020/4
  • Localização -22.737119, -43.309963
  • Orientador Thiago Grabois
  • Resumo

    Este trabalho consiste do Projeto de habitação multifamiliar para a Ocupação Solano Trindade utilizando o Bloco de Terra Comprimida (BTC) como sistema de alvenarias autoportantes, provendo aos seus usuários a satisfação de morar em edificações construídas com elevado padrão de qualidade e de baixo custo. Solano Trindade situa-se em um terreno de 45.000m2 ocupado pelo MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia). Em agosto de 2014 obteve a concessão do terreno pela Secretaria do patrimônio da União para a execução de um projeto habitacional. O terreno fica localizado no bairro de São Bento, na cidade de Duque de Caxias, RJ. No lugar, encontra-se em desenvolvimento um Centro de Capacitação, “a Fábrica de Cidades”, que tem como propósito a formação técnica para diversos serviços e a produção de diferentes tipos de materiais de construção, que permitirá a edificação de moradias a um custo mais baixo, com qualidade e dignidade desejadas por uma população excluída dos meios de provisão públicos ou privados. A forma de provisão participativa de moradias para Solano Trindade, entre outras colaborações importantes, vem contando com acordos de cooperação entre o MNLM e alguns setores da UFRJ, para o desenvolvendo de projetos na Ocupação, como assessoria técnica ao movimento. Nesse contexto, este Trabalho insere-se como forma de fomentar o uso do BTC, aliado a outros sistemas construtivos sustentáveis, de baixo impacto econômico e socioambiental para a construção de moradias, visando, também, possibilitar que pelo processo participativo e pela capacitação adequada possa tornar-se uma fonte de trabalho e renda às pessoas que desse conhecimento se apropriem.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.