• Autor Jessica Victalino Galves
  • Ano 2019/2
  • Localização -22.899472, -43.353389
  • Orientador Aline Calazans
  • Coorientador Adriano Paiter Fonseca
  • Resumo

    O presente trabalho visa complementar o sistema educacional atual do ensino básico no Brasil. Entende-se que o aprendizado reduzido a somente matérias clássicas como matemática, biologia e geografia, por exemplo, não são mais o suficiente para educar e preparar crianças e adolescentes para o futuro. A partir dessas observações surge a proposta deste trabalho: o projeto de uma escola de formação complementar. Tal escola, como o próprio nome sugere, seria para complementar a educação da escola tradicional, e receberia estudantes em turnos alternados à escola regular, misturando crianças e adolescentes de diferentes idades, classes sociais, econômicas, gêneros etc. dando-lhes espaço e voz para que cada cidadão juntamente com educadores, psicólogos e pedagogos, criem seus próprios planos de atividades com aulas desde artes a robótica, capoeira a confeitaria etc., de acordo com as vontades e aptidões de cada estudante. Desse modo, então, garantir a autonomia de crianças e adolescentes para que possam identificar e aperfeiçoar seus talentos e potenciais.

    Para a elaboração desse projeto, primeiramente, foram levantadas questões a respeito do sistema atual de ensino. Essas questões foram divididas em: espaciais (monotonia, espaços de controle/prisão e segregação), pedagógicas (hierarquização, rotina, isolamento das disciplinas e generalização da individualidade) e social (evasão escolar).


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