• Autor Carolina de Magalhães Lins Baltar
  • Localização -22.962088, -43.165321
  • Orientador José Kós
  • Premiações Arquiteto do Amanhã - IAB/RJ/2006

Como conclusão do curso de arquitetura apresento a proposta para um memorial a escritora Clarice Lispector. O meu interesse pelo tema surgiu de duas questões: a admiração pessoal pela autora, não só no que se refere ao estilo da literatura e aos temas por ela abordados, mas também a personalidade e maneira de perceber o mundo e as pessoas, tão característicos dela; e a crença de que se trata de um dos “gigantes da literatura universal” e, que por ter sido o Rio de Janeiro a cidade escolhida para fixar residência e a língua portuguesa o idioma para escrever seus contos e romances, merece o reconhecimento dos brasileiros (cariocas ou não) quanto a sua importância para a literatura do Brasil e a criação de um memorial.