• Autor Géssica Paulino Machado
  • Ano 2019/2
  • Tema(s)
  • Localização -22.954717, -42.890953
  • Coorientador Flora Fernandez
  • Resumo

    A história dos povos indígenas no Brasil é marcada por lutas por direito à terra e reconhecimento à cultura. Dentre essas lutas pode-se destacar a reivindicação por um modelo de escola que incorpore seus modos próprios de educar e proporcione condições para o desenvolvimento pleno da criança, preparando-a para o diálogo com a sociedade não indígena. Os moradores da Tekoa K'aAguy Ovy Porã (Aldeia Mata verde Bonita), localizada em Maricá, após sofrerem uma remoção forçada, buscam há 6 anos o reconhecimento por direito à terra. A comunidade, de etnia Mbyá Guarani, tem 105 moradores. Dentre esses moradores 26 crianças, entre o ensino infantil e os primeiros anos do ensino fundamental, têm aula de maneira improvisada em um módulo educacional (container) cedido pela prefeitura. O módulo educacional, além de impossibilitar as dinâmicas de ensino presentes na cultura Guarani, também se apresenta como uma fragilidade, pois pode ser facilmente retirado. O trabalho é fruto de um processo participativo que teve o objetivo de proteger e estimular a identidade dos moradores da Tekoa K'aAguy Ovy Porã. Além disso, buscou-se incorporar os ambientes tradicionais de ensino e criar novos ambientes que ajudassem na fonte de renda da comunidade. Por fim, espera-se dar visibilidade para os problemas da comunidade, contribuindo para intenção de regularizar sua permanência no terreno.


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