• Autor Aline Ourique Toledo
  • Ano 2019/2
  • Localização -22.28194, -42.53111
  • Coorientador Aydam de Paula
  • Resumo

    O Município de Nova Friburgo está localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro e se insere nos índices brasileiros de excessivo crescimento das cidades de médio porte e do aumento dos transportes individuais motorizados (PMUS, 2015). Tais dados associados ao elevado número de habitantes pendulares, ao intenso tráfego de veículos de cargas nas vias principais, e a uma estrutura viária defasada, resultaram em uma expressiva redução da qualidade da mobilidade urbana. Nesse contexto, o projeto tem como tema o sistema de espaços livres de circulação presente no eixo central da cidade. Tal eixo é definido pelo traçado da RJ 116, via estadual que compõe a mais expressiva mancha urbana cidade. Torna-se válido ressaltar, que além da incompatibilidade entre a infraestrutura física dos sistemas de espaços livres com as atuais demandas de circulação, a cidade possui características específicas que influenciam negativamente quando o assunto é mobilidade Dentre elas pode-se destacar a densa ocupação em áreas centrais e o suporte geofísico, que configura uma restrição a dilatação da malha urbana, além de apresentar alta susceptibilidade a enchentes e deslizamento de massa. Em 2015, a Prefeitura iniciou juntamente com a revisão de seu plano diretor o desenvolvimento de um plano conceitual de mobilidade urbana sustentável. No entanto, após 4 anos os documentos seguem no campo conceitual, com grandes incoerências entre as diretrizes propostas e as premissas projetais apresentadas, especialmente no que tange ao meio ambiente. Desse modo, o presente trabalho tem como objeto de estudo as estruturas sustentáveis de mobilidade, a fim de repensar as propostas urbanísticas atuais, dando ênfase nas características próprias da paisagem Friburguense. O objetivo geral a ser alcançado envolve a introdução de novos parâmetros de mobilidade a partir do desenho urbano de infraestruturas multifuncionais e multimodais de circulação, definida a partir da análise crítica do Plano de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDUE) e o Plano Conceitual de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) elaborados para a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Para dar prosseguimento as iniciativas de restruturação municipal, tem-se como objetivo específico a elaboração de propostas de soluções-tipo que possam gerar a consolidação, a requalificação e a criação de espaços multifuncionais de mobilidade, tendo como premissa, que estes gerarão maior qualidade ambiental. Nesse contexto, é imprescindível evidenciar a importância do desenho urbano como meio de comprovar a eficiência do planejamento, uma vez que apenas um plano conceitual em macro escala não consegue administrar questões como a vulnerabilidade e especificidades do território.


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