• Autor Lis Fernanda de Lima Thuller Carneiro
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.78656, -43.383319
  • Premiações ArchDaily/2019
  • Resumo

    Através da promessa de acessibilidade da população periférica à centralidade do Rio de Janeiro, reforça-se uma condição de dependência, investindo em grandes obras de infraestrutura e mobilidade. Estas não atendem às demandas internas dos municípios, mas garantem o deslocamento diário do trabalhador até seu emprego.

    Na contramão desse sistema, é lançado um olhar para São João de Meriti, analisando sua malha densa e fragmentada pelos grandes eixos de transporte. Próximo à um importante resíduo central desse tecido, um novo tipo de infraestrutura é pensada para subverter a lógica de transitoriedade das estações de trem, transformando-a em um espaço de permanência e apropriação.

    Uma nova estrutura de preenchimento ocupa as ruas, tangenciando o vazio residual, transformando-o em um grande pátio, que se conecta com a nova estação. Lâminas com estrutura aberta, moduladas a partir do loteamento existente, permitem uma faixa de apropriação vertical por cada lote. “O pátio poderia se tornar um claustro, abrigando uma ampliação das propriedades existentes na forma de uma varanda compartilhada emoldurando o espaço coletivo”¹. O vazio unifica o edificado e é alimentado por ele. Assim, a estação e o pátio se transformam em um espaço de lazer e cultura, fomentando uma nova centralidade.

    ¹ From Dom-ino to Polykatoikia - Pier Vittorio Aureli,Maria S. Giudici,Platon Issaias


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