• Biblioteca para portadores de deficiência visual conectada ao instituto Benjamin Constant. retornar à pesquisa
  • Autor Alyne Bell da Silva
  • Ano 2018/2
  • Localização -22.953727, -43.172282
  • Premiações Arquiteto do Amanhã - IAB/RJ/2019, CAU/RJ Prêmio Grandjean de Montigny/2019

LOCAL E ENTORNO

O projeto localiza-se no Instituto Benjamin Constant, à Av. Pasteur, frontal ao Iate Clube, Urca, tendo como vizinhos a UNIRIO, o Campus da UFRJ, a CPRM – MME/MCT, e a comunidade de seus ex-funcionários, na encosta do Morro da Babilônia.

O prédio atual, tombado em 2001, data de 1872/90, com alterações em 1937/44.

PROGRAMA

O IBC é o centro de excelência na área de educação a deficientes visuais, e o projeto reestrutura uma de suas áreas-chave, a biblioteca, hoje com acervo distribuído em espaços inadequados, atendendo a públicos interno e externo, necessitando área para abrigar novas tecnologias e usos, espaços de convívio, eventos e novo auditório.

CONCEITO E ESTRATÉGIA PROJETUAL

A arquitetura subterrânea proposta reflete o conceito principal - uma arquitetura dos sentidos, percebida e sentida aos poucos, exercitando a audição, o tato, o olfato, o paladar e, principalmente, a visão.

Um conjunto de caixas articuladas, em diferentes graus de translucidez, estruturadas por corredor conector dos acessos, do novo auditório, dos espaços aterraçados e da grande caixa que abriga o corpo central da biblioteca. O conjunto repousa como se fosse espectador de uma experiência arqueológica, vislumbrando as fundações do edifício existente, separadas por corredores de luz, a luz que é o elemento estruturante e determinante do projeto. Os acessos, três, reforçam a experiência sensorial - sempre a conexão, da luz externa à luz interna, à luz do conhecimento - a biblioteca.