• Autor Viviana Lopes Fernandes
  • Ano 2017/2
  • Resumo

    O projeto a ser desenvolvido para o Trabalho Final de Graduação I e II apresenta como objetivo principal o desenvolvimento de um espaço voltado para o ensino e produção de filmes e séries de animação. Dada a origem da palavra “animação” vinda do termo “anima”, do latim, que significa “alma” ou um “sopro vital”, a arte da animação pode ser definida como a capacidade de conceder vida a objetos inanimados (sendo estes desenhos, bonecos, objetos reinventados ou qualquer outro elemento estático). A animação, assim como os outros campos das artes, consiste no trabalho árduo e complexo de levar à realidade tudo aquilo que se visualizou no plano do imaginário. Através das suas mais variadas formas de expressão e meios utilizados, tem como objetivo final passar a mensagem que o autor deseja através de uma sequência visual. O desenvolvimento de um centro cultural voltado para filmes animados tem como ponto de partida a elaboração de espaços destinados à produção, aprendizado e disseminação deste tipo de arte. Para o setor cultural do projeto, o objetivo é a criação de ambientes que buscam educar, inspirar e informar, sendo estas as funções indispensáveis de um local que tem a cultura como agente. É através da implantação de cinemas com entradas mais acessíveis comparadas aos atuais, além da oferta de galerias para exposição de artistas do ramo da animação e de ambientes de apoio como cafeterias e lojas, que este setor buscará exercer suas funções de “divertir educando”. Em relação direta com o setor cultural, o setor de produção e ensino deste centro de artes buscará oferecer a infraestrutura necessária para comportar todas as etapas de desenvolvimento que são necessárias para a elaboração de um produto de animação. Desde as aulas de roteiro e ‘storyboarding’ (planejamento da narrativa sequenciada quadro a quadro, um esboço do filme em formato de história em quadrinhos), aos primeiros esboços de cenário e concepção dos personagens, até a etapa de animar quadro a quadro o que se foi produzido, para, por fim, realizar os ajustes finais de pós-produção como luzes, textura, dublagem e som. Um estudo que moldará as definições projetuais é o da busca por artifícios para transformar o espaço em narrativa. Do mesmo modo que ocorre nas obras de animação, os espaços do projeto deverão “contar uma estória”, sendo responsáveis por despertar sensações em quem percorre seu curso. Um dos métodos a serem utilizados é o dos recursos fenomenológicos na arquitetura, que buscam transcender a noção de arquitetura como mero objeto físico.


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