• Autor Nathália Ciannella Barreto
  • Ano 2017/2
  • Localização -22.852333, -43.247194
  • Orientador Pablo Cesar Benetti
  • Resumo

    A escolha de trabalhar nesse tema se dá pela importância da revitalização da borda da Av. Brasil, principalmente junto à bairros do subúrbio, para atingir a sua inserção na malha urbana. As rodovias urbanas podem acabar degradando as áreas do seu entorno, dividindo assim o tecido urbano ao criar vias de grandes dimensões. O trecho selecionado para análise e intervenção tem a proposta de revitalização dessa borda de contato da Av. Brasil e os seus dois lados, em uma tentativa de eliminar o isolamento urbano do bairro em relação à cidade. Com a implementação da TransBrasil, esse corredor urbano deve ser encarado como uma oportunidade para se redefinir os usos e a ocupação de todo o entorno da Av. Brasil, promovendo o adensamento especialmente nas áreas próximas às estações, a requalificação do espaço público, a priorização do pedestre, dentre outros princípios para um desenvolvimento urbano mais sustentável em torno do tema da ruptura do espaço. Através do conceito de “costura urbana”, o objetivo deste trabalho é desenvolver um plano de conexão urbana, a partir da criação de uma estrutura para a integração da estação Rubens Vaz da Transbrasil e o brt Transcarioca, o projeto busca a reestruturação de um trecho, criando um novo térreo de conexão urbana, tornando-o mais seguro e convidativo.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.