• Praça da concha acústica de niterói: requalificação do lugar através da inserção de novo mercado público retornar à pesquisa
  • Autor Laís Novo Borges
  • Ano 2017/1
  • Resumo

    O trabalho evidencia o papel do espaço do comércio como articulador do tecido urbano, tendo influência sobre a mobilidade na cidade, o que pressupõe o maior fluxo e a possibilidade do encontro de pessoas, criando uma nova centralidade no bairro de Niterói. O terreno escolhido é uma praça que abriga a Concha acústica de Niterói, ícone da cidade. Porém, hoje, encontra-se em estado de degradação, sendo subutilizada. O projeto propõe a requalificação da praça com diversas atividade de lazer, contemplação e consumo, através da inserção de um novo mercado público para a cidade. O foco está na experimentação do lugar e nas relações do indivíduo com o outro e com o espaço urbano, desenvolvendo um local que convida a pessoa a observar e participar do que acontece. Um local que se conecte com a trama da cidade e proporcione atividades e experiências além das dimensões construídas. Um lugar de encontro.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.