• Autor Ana Beatriz Ribeiro Campos
  • Ano 2017/1
  • Resumo

    A Estação Barão de Mauá, mais conhecida como Leopoldina, localizada no bairro da Praça da Bandeira, é um edifício tombado presente na paisagem da região central do Rio de Janeiro. O edifício é um marco do desenvolvimento carioca, projetado por Robert Prendice e inaugurado na década de 1920, é um exemplar da arquitetura “Edwardiana” e suas peças em ferro importadas da Inglaterra fazem parte da história do transporte ferroviário e do Rio de Janeiro. Em seu auge, circulavam cerca de 80.000 pessoas/dia pela estação. Hoje, se encontra aberto para uma exposição em sua gare, a manutenção do acervo próprio e encontro de ferromodelistas nos fins de semana. Mesmo assim, a manutenção do edifício é precária o que faz com que ele esteja se deteriorando com o tempo. A proposta deste trabalho visa restaurar e conservar o edifício da Estação Barão de Mauá, buscando um novo uso, preservando assim a arquitetura de uma época e garantindo sua presença na formação cultural da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Diante do marco em desenvolvimento que o edifício representa a proposta é que o mesmo seja transformado em um Centro de Inovação e Cultura do Rio de Janeiro (CIC RJ), baseado em experiências anteriores como MoMaPs1, Red Bull Station, Fundação Calouste Gulbenkian e Nave do Conhecimento. O CIC conta com 58 cursos abertos à comunidade, exposições, festivais, restaurante, teatro, biblioteca, dentre outras Atividades.


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