• Autor Vanessa Rodrigues Afonso
  • Ano 2016/2
  • Resumo

    Os meios de transporte em massa são articuladores funcionais e espaciais entre as diferentes escalas da cidade e geram oportunidades de interação física, social e econômica entre seus usuários. O Conector Urbano da Pavuna, além da integração dos modais existentes, visa essa interação social e econômi- ca com a proposta de um edifício misto que além de realizar a integração entre os modais de transporte também possui uso residencial, comercial e uma grande área destinada ao lazer e atividades diversas. O projeto também busca a valorização do pedestre no desenho urbano a partir da requalificação urbana no centro do bairro para solucionar problemas existentes como a falta de espaço para pedestre e a priorização do automóvel com vias largas e calçadas deterioradas e estreitas. Essa requalificação a nível do solo também visa facilitar a própria integração entre os modais, uma vez que caminhar pelo chão da cidade pode se tornar mais fácil e agradável ao pedestre. Objetivos específicos do projeto: – Integrar os modais existentes – Reordenar os pontos de ônibus municipais e intermunicipais em núcleos rodoviários, bem como os demais meios de transporte como taxis e vans. – Reordenar vias, trânsito e vias de pedestres a partir de um novo projeto de “chão”. – Revitalizar a área comercial ( Feira da Pavuna) – Revitalizar a praça Copérnico (em frente ao metrô) e as margens do rio Pavuna, com a criação de áreas verdes de contemplação e ciclovia. – Superar as barreiras físicas que dividem o bairro promovendo novos meios de circulação de pedestres e transposição destas barreiras. Justificativa: O bairro da Pavuna possui uma importante localidade dentro da cidade do Rio de Janeiro, fazendo fronteira com os municípios da Baixada Fluminense e recebendo muitos passageiros dos diferentes modais que passam diariamente pelo centro do bairro. A implosão da antiga Rodoviária da Pavuna provocou a redestribuição das linhas de ônibus, que antes paravam no interior da rodoviária, por diferentes pontos no centro do bairro, gerando congestionamento nos acessos ao bairro e em muitas vias que não estavam preparadas para ceder uma das pistas aos novos pontos finais, dificultan- do também o percurso de troca entre os modais. A questão da rodoviária somada à grande quantidade de veículos que se apropriam das calçadas e o comércio informal que prejudica a passagem dos pedestres configura o centro do bairro em um local caótico, no qual muitas atividades e muita gente dividem um espaço sem organização e qualidade.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.