• Autor Luiz Vicente F. Fasciotti
  • Ano 2016/2
  • Coorientador Vinícius Mattos
  • Resumo

    Por que não pensar na ramificação do potencial do BRT direcionado para resolver questões de transporte público, mobilidade urbana, serviços públicos e qualidade de vida? O sistema tem força para isso e analisando sua implantação na barra da tijuca é notável que o bairro e suas carências seriam um ambiente propício para receber tais melhorias. Partindo do principio da Av. das Américas como eixo delimitador do caminho do pedestre, metaforicamente semelhante aos rios e lagoas, podemos traçar um caminho claro para integração dos dois trechos segregados: a construção de pontes de urbanidade. Essas ligações devem ser implantadas em pontos nodais e estratégicos na extensão da via. As mesmas áreas se destacam pela importância nos transportes e nos serviços do bairro, e todas essas potencialidades podem se conectar e se amplificar se as estações de BRT trabalharem como espaços conectores dos núcleos urbanos segregados pela avenida. A ideia base do projeto é através da ARQUITETURA projetar estações/pontes de brt que conectem as duas margens da Av. das Américas, criando um traçado único e sem barreiras para o pedestre, agregando vida urbana em áreas antes dominadas somente por veículos. Essas conexões/estações não se limitam a ambientes de curta permanência. Abrigam também edificações de carácter público, trazendo ainda mais benefícios para a cidade, proporcionando ainda uma infraestrutura arquitetônica que possibilite acréscimos ao projeto base conforme a demanda da cidade.


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Midiateca FAU/UFRJ 2019 ® | Todas as imagens protegidas por direitos autorais.