• Autor Fernanda Cavalcante Carvalho
  • Ano 2015/2
  • Resumo

    O presente trabalho tem como caso de estudo o município de Duque de Caxias . Estabelece como recorte de intervenção o centro municipal, caracterizado por uma paisagem urbana degrada e um complexo sistema de mobilidade que se projeta como distribuidor de fluxos para a região metropolitana. As principais fragilidades expostas pela trama urbana são adotadas como princípios norteadores, valorização do caminho do pedestre e o uso do ônibus como principal meio de transporte. A estratégia de intervenção nasce da inserção de um equipamento urbano de transporte que assume papel regulador da distribuição de fluxos entre pedestres e autos, o espaço livre prioritário do pedestre passa a ser o protagonista da malha urbana local. A busca é por para estabelecer uma nova relação entre usuários e espaço público, onde os fluxos de pedestres se potencializam e os autos decrescem, gerando espaços de ativação de consumo, lazer,produção e manifestação cultural, tem como objetivo empoderar o comércio local, criar novos postos de trabalho, retendo parte do fluxo pendonal de pessoas, e fomentar a identidade municipal. Arquitetura assume caráter ícone na paisagem. O entrelaçamento de equipamentos de lazer e transporte transformam a atual zona de serviços, em um átrio acolhedor que norteando o caminho do pedestre entre lazer/cultura , comércio e habitação.


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