• Autor Gabriela Linhares de Alcântara
  • Ano 2015/1
  • Localização -22.84188, -43.275592

O projeto visa reestruturar entorno da Transcarioca através dos inúmeros vazios urbanos deixados pela obra. Estes vazios foram gerados pela necessidade de desapropriação para o alargamento das vias para comportar as duas pistas da Transcarioca. O trecho de intervenção do projeto se localiza nos bairros da Penha e Penha Circular. Este foi escolhido por ser um techo onde não se aplica a legislação de incentivo à ocupação criada para as áreas por onde passa a Transcarioca. O projeto aproveita-se do novo eixo que atenderá grande fluxo para propor novos usos nos terrenos que encontram-se vazios e sem previsão de ocupação. Estes novos usos visam dinamizar a área, atendendo não somente ao fluxo de pessoas vindas pela Transcarioca, como também os moradores da região. Os vazios atualmente, apresentam-se como áreas negadas à cidade e seus habitantes, com muros e caráter de abandono, trazem insegurança e monotonia. São espaços que podem gerar diferentes alternativas, novas formas de comportamento e novas possibilidades. A transformação destes espaços viabilizam a continuidade da cidade e melhora a qualidade de vida de seus habitantes. Através do conceito da Acupuntura Urbana, o projeto prevê, então, pequenas intervenções ao longo do trecho trabalhado. Criando assim, uma lineariedade de áreas livres e equipamentos culturais que atendam ao habitantes da região e atraiam a população que utiliza do transporte da Transcarioca. Além disso, em alguns vazios, são propostas habitações de âmbito social com térreo comercial.